logo-uniara.png

Medicina

Bem-vindo ao blog do curso de Medicina!

 

 

 

 

 

 

Esse blog é feito pela equipe de marketing da Uniara, em parceria com a coordenação do curso, para que você possa conhecer um pouco mais das atividades realizadas ao longo da graduação e descobrir as opções de carreira que você pode seguir. 

 

5ee6b3aa0dd5801823e503a1b9d8b2ce.png

 

 

Nossos coordenadores

 

Dr. Valter Curi Rodrigues
Coordenador Geral 


 Dr.ª Cynthia Mauro Piratelli
Coordenadora Pedagógica 
 
Prof. Dr. José Angelo Camilli e
Prof. Dr. Luiz Roberto Basso Jr

Coordenadores da Primeira Série 
 
Prof. Dr. Luis Henrique Montrezor e
Prof.ª Ms. Juliana da Silva Oliveira
Coordenadores da Segunda Série 


 Dr.ª Karin Franco Pinotti
Coordenadora da Terceira
e Quarta Séries 
 
Prof. Ms. Douglas Pinotti
Coordenador do Internato Médico 

 

Medicina (8).jpg

Agora é a hora de fazer acontecer

Medicina (9).jpg

 

Prática clínica nos
quatro primeiros anos

 

O curso de Medicina da Uniara apresenta como diferencial sua proposta inovadora e transformadora tendo sua estrutura curricular dividida em módulos com conteúdos integrados, que permitem ao aluno o exercício da prática clínica desde os primeiros anos do curso. 
 
As primeiras quatro séries do curso capacitam o aluno na aquisição de conhecimentos sobre o ser humano saudável e patológico, visando à formação do médico generalista, tornando o aluno a atuar diretamente na atenção básica à população, com ênfase na medicina de família, e nos serviços de pronto-atendimento, valorizando os aspectos de integridade e igualdade, que devem nortear o trabalho em todos os serviços de saúde. 

 

Aulas práticas

 

Vivência real
durante o internato

 

No internato, prática que ocorre nos dois últimos anos do curso, os alunos consolidarão os conhecimentos numa vivência real da prática médica em vários cenários mais complexos de aprendizagem, tais como: o hospital de ensino, serviços de urgência-emergência, unidades básicas de saúde, unidades com equipes de saúde da família e serviços ambulatoriais. 
 
O perfil do aluno egresso será, portanto, adequado às aspirações do mercado nacional, daquele profissional experiente, com amplo conhecimento científico aplicado e integralmente inserido nos princípios éticos e humanísticos da sua profissão. 

 

 

Medicina (5).jpg

Áreas de atuação

Medicina (12).jpg

 

 

Mercado de trabalho

 

O egresso do curso de Medicina pode atuar como médico generalista ou especialista (com a formação necessária) nos campos da promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação do ser humano, por exemplo. Para atender à população, o profissional deve ter em sua formação residência médica ou outra modalidade de especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Além de atuar, o profissional pode também se tornar pesquisador e docente na área médica. 

Você foi aprovado no vestibular?

 

 

Laboratório de anatomia

 

Estudar o corpo humano é essencial para os cursos da área da Saúde, que têm à disposição dois laboratórios de anatomia, com amplo espaço e sempre com a presença de técnicos.  Um grande diferencial é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde. 
 
Nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC. Nossos alunos merecem.

farmacia 3.png

Pós-graduação

Medicina (4).jpg

 

 

Residência médica

 

A residência médica é uma pós-graduação lato- sensu destinada a médicos. Essa modalidade de especialização é uma parceria entre a universidade e instituições de saúde, como hospitais-escola. Nessa parceria o aluno realiza atividades profissionais sob a orientação de médicos especialistas. 
 
A Universidade de Araraquara - Uniara, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, oferece especializações nas seguintes áreas básicas: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família. 

5b321ca97f12d.png

Está com dúvidas?

(16) 9-9616-7026

 

 

Programa de integração curricular

 

O Programa é composto por duas atividades: 
 
• Sessão de Integração: encontros semanais para discussão de casos clínicos aos moldes de uma sessão tutorial empregada nos currículos de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Em grupo de 15, os alunos se reúnem com um profissional de saúde da área em questão, designado Integrador, para discutir casos clínicos previamente elaborados. 
 
• Seminário de Integração: os alunos apresentam, de forma integrada, em grupo ou individualmente, assuntos pertinentes ao módulo relacionado. 

 

Medicina (13).jpg

Programa de aprendizagem em saúde e sociedade

Medicina (7).jpg

O programa visa a propiciar a interação ativa do aluno com a população usuária do Sistema Único de Saúde desde o início de sua formação, permitindo-lhe lidar com situações reais e assumir responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção, compatíveis com seu grau de autonomia, que se consolidará ao longo do curso médico, com os dois anos finais de internato. 
 
O programa de aprendizagem é dividido em quatro etapas, cada uma com duração de um ano. Nos dois primeiros anos, a classe é dividida em 4 grupos de 15 alunos; cada grupo com a orientação e supervisão de um professor/tutor. No terceiro e quarto anos, a classe é dividida em 12 grupos de 5 alunos; cada grupo com a orientação e supervisão de um preceptor/tutor e a supervisão geral da classe por um professor/tutor. 
 
Os cenários de aprendizagem são os campos de atuação das 12 Equipes de Saúde de Família do município. Os alunos passam a desenvolver as atividades da equipe envolvendo as atividades médicas ambulatoriais e domiciliares, atividades de enfermagem, dos agentes comunitários, além de ações de promoção de saúde em escolas, creches e associações comunitárias juntamente ao tutor. 

 

Quem faz, recomenda!

Letícia Nunes da Costa.jpg

 

 

 

 

Letícia Nunes da Costa

Aluna do 1º ano - Orindiúva/SP

 

“Me surpreendi muito com a Uniara. Eu sabia que o preço era mais acessível em relação às outras universidades e acabei descobrindo que a estrutura é muito boa. O laboratório é muito bom, não falta material para aluno e é tudo novo”.

 

 

Matheus Brito de Andrade.jpg

 

 

 

 

Matheus Britto de Andrade

Aluno do 2º ano - Campinas/SP

 

“Eu escolhi a Medicina porque tenho o ideal de fazer algo positivo para as pessoas. Escolhi a Uniara porque vários médicos recomendaram a universidade para minha família e consideram o nível do curso muito bom. Na infância, tive câncer e os médicos se vestiam de palhaço. Hoje participo de um projeto para fazer algo semelhante”.